LIGHT X ZERO X DIET – QUAL É A DIFERENÇA?

Quando comecei a mergulhar no universo da dieta e ir em busca de produtos mais saudáveis ou com calorias reduzidas, percebi que não é fácil entender certas diferenças.
Eu amo ler rótulos (de comida, remédio e qualquer letrinha pequena de qualquer coisa) então não tive muita dificuldade em perceber o que cada produto significava. Mas quando comecei a dividir minhas descobertas com outras pessoas, notei que a maioria não tem a menor noção do que essas palavrinhas representam.
As pessoas acham que se estiver escrito DIET, LIGHT ou ZERO alguma coisa na embalagem, elas podem comer a vontade sem engordar. Inclusive a intenção do “marketng” de algumas marcas é essa: criar uma ilusão que tal produto não engorda. Ledo engano! Tudo que a gente consome em excesso, engorda meu bem… só água que não!

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DIET
O produtos que apresentam a palavra DIET na embalagem não contém algum tipo de nutriente em sua composição ou contem no máximo 0,5% de determinados nutrientes.
Eles são indicados e formulados para atender pessoas que não podem consumir determinados nutrientes, que podem ser: açúcar, gorduta, sódio e etc.  Mas nem por isso, são necessariamente menos calóricos como muitos imaginam.

O Chocolate diet – na sua fórmula não contém açúcar, mas muitas vezes a quantidade de calorias ou gordura é superior a de um chocolate normal. Isso porque ele é indicado para um diabético, ou uma pessoa que não pode consumir açúcar e não especificamente para alguém que quer perder peso.

ZERO
O produtos que apresentam a palavra ZERO na embalagem não contém algum tipo de nutriente em sua composição.
Assim como os DIET, são formulados para atender pessoas com necessidades diferenciadas.
Eles podem ser ZERO AÇÚCAR, ZERO GORDURA, ZERO LACTOSE, ZERO GLÚTEN e etc.
Mas assim como o DIET, não significa que ele tenha calorias reduzidas.

Percebi a confusão que as pessoas fazem com esse tipo de informação do ZERO, o dia que postei a foto de uma Nutella ZERO AÇÚCAR. O pessoal pirou no Instagram (@dukanreceitas), como se pudessem comer 1 kg de nutella zero, sem engordar. Expliquei que ela apenas não tinha açúcar na fórmula, mas tinha calorias e bastante gordura. Não adiantou muita coisa! Milagre não existe e é isso que as pessoas deviam entender.
Lembrando que apenas o alimento que apresenta ZERO AÇÚCAR pode ser consumido por diabéticos.

LIGHT
Os alimentos que vem com a palavrinha LIGHT na embalagem, devem ter a redução de no mínimo 25% de um ou mais componentes, quando comparado ao produto “normal” da mesma marca.
A redução pode ser no açúcar, gordura, sódio, calorias ou qualquer outra coisa.
Mas mais uma vez repito, isso não significa que você possa comer o dobro.

Então o melhor conselho que posso deixar é: LEIA OS RÓTULOS! Compare as informações nutricionais e veja o que você está em busca, quais são suas necessidades e o que atende melhor a sua dieta (dieta no sentindo amplo da palavra, ou seja, alimentação).

Texto baseado nas informações passadas pela nutricionista GISLAINE GILIBERTI

Obs: Imagem encontrada na internet.

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