TAPIOCA – TUDO QUE SEI SOBRE ESSA DELÍCIA

Imagem

O meu amor pela tapioca é caso antigo. Sempre fui muito para o nordeste do país e por lá é tão tradicional como o arroz e o feijão no prato de muita gente.
Em todos os hotéis que ficava, sempre pedia uma tapioca salgada ou doce.
Há alguns anos, encontrei a goma pronta em São Paulo nos supermercados e ai comprava e fazia.
Quando comecei o processo de retirada do glúten da minha alimentação (sou celíaca), a tapioca começou a ocupar cada vez mais espaço na minha vida.
Vou tentar responder nesse post tudo que EU sei sobre ela. No meu Instagram (@dukanreceitas), a tapioca está sempre presente. Por mais que eu já tenha respondido 7 milhões de vezes e feito um post por lá respondendo tudo…são sempre as mesmas perguntas.
Então por aqui vou resumir tudo, ok?

Bora lá…

– QUAL MARCA EU USO?
Existe uma porrada de marca, mas uso essa AKIO. Tem umas outras que comprei que tem cheiro de chulé!
Essa já é a GOMA DE MANDIOCA HIDRATADA e como está escrito na embalagem: JÁ VEM PRONTA!

Imagem

– COMO GUARDA? QUANTO TEMPO DURA?
Guardo na geladeira e dura uma semana mais ou menos.

– QUANTO RENDE?
Bastante! Vai depender do tamanho da sua frigideira. Realmente é bem relativo isso.

– ONDE COMPRA?
Tem em vários supermercados e nesses Instas de comida saudável, venda on line… dá aquele google básico. Ahhh e na feira também vende!

– DÁ PRA FAZER SE NÃO ENCONTRAR A GOMA PRONTA?
Dá pra fazer, mas eu encontro e prefiro essa. Caso queira fazer a sua goma, mais uma vez dá um google.

– TEM GLÚTEN?
Não, é gluten free como já expliquei lá em cima. Boa opção para celíacos e para quem tirou o glúten da dieta por algum outro motivo.

– COMO FAZ?
FORMA TRADICIONAL: Coloque uma frigideira no fogo, pegue uma peneira e jogue a goma e ela vai caindo na frigideira até cobrir todo o espaço. Deixe no fogo até os pedaços começarem a se juntar. Vira uma folha… dai põe o recheio que escolher numa metade e dobra.

FORMA CUCA EXPRESS: Ponho a frigideira no fogo, pego o saco da goma e já vou jogando direto na frigideira, até cobrir o buraco todo. Se precisar aliso com uma colher. Quando a massa se junta, dou uma viradinha e dai boto recheio e pronto.

– TEM QUE UNTAR A FRIGIDEIRA?
Pelo amor de Dios: NÃOOO!

– QUAL RECHEIO USAR?
O que você quiser fia!

– TAPIOCA É DO QUE?
Mandioca

– QUANTAS CALORIAS?
1 CS tem 70 CAL
Normalmente usamos umas 2 ou 3 cs pra fazer uma tapioca num tamanho bom. Não, não fico medindo… faço a olho.

– TEM ALTO OU BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO?
De acordo com os nutricionistas, ela tem alto IG…. massss acrescentando a chia, ele é reduzido.

– ENGORDA?
Tudo vai depender da escolha do seu recheio… coloca lá um doce de leite no meio todo dia e vai falar que a tapioca tá te fazendo engordar? hahhaha

– QUE FASE DA DUKAN QUE PODE?
Só pode ser consumida a partir da fase de consolidação, dentro do grupo de alimentos feculosos. Na primeira metade da fase 1 vez por semana, na segunda 2 porções.

Gente, é isso! Acho que agora respondi tudo e mais um pouco. Em breve gravo um vídeo fazendo tapioca. Achei que ia parecer meio dispensável, mas pela quantidade de gente que pergunta… talvez seja necessário! 🙂

No meu Insta (@dukanreceitas) vocês sempre vão ver váriasss opções de recheios e montagens. Aqui vou colocar só algumas pra vocês terem uma idéia: gordinhas AND magrinhas!

Queijo light, peito de peru e tomate picado
Imagem

Nutella zero e banana
Imagem

Com cottage zero, cenoura, tomate, alface e chia
Imagem

Vale as minhas fofurinhas (sobrinhos) que aprenderam a gostar de tapioca comigo???
IMG_20140118_122506

 

– Quer aprender a fazer uma CESTINHA DE TAPIOCA COM CARNE SECA?
https://projetomestrecuca.wordpress.com/2014/02/21/cestinha-de-tapioca-com-carne-seca/

– Quer aprender a fazer uma PIZZA DE TAPIOCA?
https://projetomestrecuca.wordpress.com/2014/02/26/pizza-de-tapioca/

Quem quiser me acompanhar no Instagram: @dukanreceitas
Quem quiser curtir nossa página no face, lá coloco todos os links das receitinhas: Projeto Mestre Cuca

10 Respostas para “TAPIOCA – TUDO QUE SEI SOBRE ESSA DELÍCIA

  1. Compartilhei, gosto muito de tapioca. Eu faço em casa, super trabalhoso, mas uso o polvilho, que pelo o que eu soube num grupo do Facebook é um heresia, para os nordestinos. Comprei um saquinho no supermercado, quando abri tinha um cheiro de azedo, conclusão seis reais jogados no lixo. Vou procurar dessa marca.
    Parabéns pelo blog.

  2. Lucia, não sei se é uma heresia pros nordestinos… Meu avo era do Nordeste e desde pequena minha avo fez tapioca pra gente com polvilho doce…
    Pra que quiser tentar, basta deixar o polvilho “de molho” ate ele sedimentar todo. Joga a água fora, coloca um pano limpo e seco sobre ela e deixa na geladeira da noite pro dia. Pegue pedaços com uma colher e passe na peneira. Se quiser colocar uma pitada de sal e fazer normalmente numa frigideira anti-aderente bem quente, sem oleo, margarina ou manteiga….

  3. Pingback: CESTINHA DE TAPIOCA COM CARNE SECA | projeto mestre cuca·

  4. Pingback: PIZZA DE TAPIOCA | projeto mestre cuca·

  5. Deixa eu te perguntar: quando abre esse pacotinho, é normal ter cheiro de azedo? Eu estou agora me aventurando no sem glúten (porque o médico mandou, por mim ficava no meu pãozinho!!!) e comprei justamente dessa marca. O gosto ficou ótimo, mas o cheiro é muito estranho!

Deixe um comentário

